sábado, 19 de maio de 2012

Do jardim para mesa: Banana ananás



Hoje tivemos uma surpresa muito especial. Temos uma planta em casa chamada Costela de Adão, e limpando e organizando o jardim, encontramos um fruto no topo desta planta. Tiramos, cheiramos e fomos pesquisar. E descobrimos que é uma fruta muito deliciosa e muito rara. Como vocês podem ver na foto ela parece uma graviola, mas o seu sabor é uma mistura de graviola com abacaxi, bem docinha.


Abaixo segue um pequeno texto produzido pelo meu marido Abilio falando sobre a fruta:

Banana ananáz (Monstera deliciosa), planta muito utilizada na ornamentação de jardins devido sua bela folhagem, mais conhecida como Costela - de - adão possui folhas grandes que são perfuradas ou cortadas por espaços vazios paralelos que se unem na nervura principal da folha o que traz a semelhança de costelas ligada a coluna vertebral (Pecíolo). Originaria de florestas úmidas do sul do México ao sul Panamá, sua floração se assemelha ao copo de leite e depois de fecundada gera frutos  como espadas bem verdes inicialmente e no processo de maturação vão ficando com cor amarelada suave, este fruto se descama, expondo a polpa branca-cremosa que possui perfume acido semelhante ao do ananáz (Abacaxi), seu sabor é uma mistura de Graviola com abacaxi, muito cremoso.


4 comentários:

  1. Que interessante!

    Na chácara da minha família tem essa planta. Quando eu era criança fazia comidinha pras bonecas com ela, mas nunca tentei comer achando que podia ser venenosa...

    Quando for lá de novo eu vou experimentar!

    =P

    ResponderExcluir
  2. Flor Baez

    Te encontrei através da Confraria Logos e Mitos e fazendo uma visita de inspeção em tuas postagens, me deparei com esta espécime de ata. Gostaria, se possível, me enviasse sementes dela. Se tu gostas de plantar, eu posso, também, te enviar sementes de frutas exóticas da Amazônia.
    Atenciosamente agradeço.

    Meu enderêço;
    Altamirando G. Macedo
    Av. José Bonifácio 1230 casa 3
    Bairro - São Brás
    Belém - Pará
    CEP - 66063-010

    ResponderExcluir
  3. Olá Altamirando,
    Ainda não temos a fruta madura. Comemos todas, mas tem algumas no pé. Assim que madurar lhe envio as sementes, sim! Me passa teu e-mail!

    Abraços,
    Flor

    ResponderExcluir
  4. Tem uma outra fruta, muito parecida com esta, mas quando ela madura, ela fica amarela e sem a casca, na Região Noroeste do RS chamam de Banana Có, mas eu não encontro referências sobre esta fruta na internet, ela é basicamente igual a banana ananás, mas não solta os grãos como faz a ananás, até mesmo a folhagem é igual, só muda um pouco a fruta

    ResponderExcluir